Justificativa:
O mundo está constantemente passando por transformações, em todas as esferas, sendo que o avanço tecnológico e científico evolui rapidamente. Há muita informação e os meios de comunicação são aperfeiçoados constantemente.
Com todo este avanço, vivemos numa época onde os valores estão mudando, ou melhor, os conceitos já existentes estão sendo questionados e transformados. Há uma grande inversão e distorções de valores. Alguns valores que são necessários e prioritários na vida de um indivíduo, por exemplo, ética, honestidade, integridade, respeito ao próximo, já não tem a mesma conotação de uma década atrás.
Estamos vivendo numa época de crises de todos os tipos de instituições: familiares, política, econômica, existencial e institucional. Vivemos num mundo de contrastes. De um lado, podemos falar com o mundo inteiro através da internet, por outro, não conhecemos o vizinho que mora ao nosso lado.
Mesmo com esse avanço tecnológico e científico, olhamos ao nosso redor, para a nossa família, nossa vizinhança, nossa comunidade e sociedade e encontramos, na maioria das vezes, pessoas tristes, infelizes, doentes, solitárias e desajustadas. Parece que nós desaprendemos a viver em comunhão.
Não sabemos mais compartilhar, ser tolerantes, compreender, amar e perdoar. Vivemos num sistema capitalista que nos educa para o individualismo e nos ensina o egoísmo e a competição, afastando do verdadeiro sentido da vida: a relação interpessoal de amor, respeito, amizade, compaixão e compreensão de um para com o outro ... enfim, da família. Neste sistema não há lugar para a partilha fraternal, a solidariedade, nem para o amor.
Diante do acima exposto, é o presente Projeto de Lei para instituir a Semana da Família com o objetivo de resgatar os reais e necessários valores da vida e tentar amenizar os efeitos que a sociedade atual traz.
S/S., 13 de maio de 2010.
NEUSA MALDONADO SILVEIRA
Vereadora.